segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

COMEMORAÇÕES DA EMANCIPAÇÃO DA CIDADE DE PEDRA PRETA



Histórico

Em Outubro de 1739, quando Rodrigo Alves Carneiro recebeu uma Data de terra situada no Rio da Pedra Preta, também chamado de Riacho Pajeú, estava iniciando-se um futuro povoado.
No Século XVII, o crescimento daquela área na atividade pastoril foi considerado muito bom. Este resultado devia-se ao grande movimento em torno da região onde futuramente seria o município de Lajes. Mas no século XIX, Pedra Preta estabiliza-se e mantem o ritmo lento de progresso.
Ao povoado chega a estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, e com ela o desenvolvimento do território foi impulsionado pelo aumento populacional, por uma maior integração comercial e pela grande facilidade no escoamento da produção agrícola e pecuária. Em 14 de Novembro de 1913, era inaugurada a estação ferroviária de Pedra Preta, foi dia festivo e que deu início a uma nova etapa na vida da povoação.
Em 1938, Pedra Preta passou à condição de vila do município de Lajes. Após vinte e cinco anos, no dia 19 de   Janeiro de 1963*, por força da Lei nº 2.815, Pedra Preta desmembrou-se de Lajes, alcançou a sua emancipação política e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.

*A Emancipação Política em Pedra Preta é comemorada tradicionalmente dia 02 de Janeiro.


Parabéns Pedra Preta pelos seus 49 anos!


Fonte: blog Pedra Preta em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário